4 dicas de branding para empresas de pequeno porte

4 dicas de branding para empresas de pequeno porte

4 dicas de branding para empresas de pequeno porte

Ter uma marca forte pode parecer um luxo que apenas os grandes nomes podem pagar, mas isso está longe de ser verdade. Uma marca tem menos a ver com a reputação de sua empresa e mais com o que a torna única, confiável e relacionável.

Como você pode criar uma presença forte e impactante mesmo com pouco orçamento? Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar:
 

A identidade da sua empresa
 
Vamos começar com o básico: sua marca é a imagem que você deseja que os clientes vejam quando interagem com sua empresa. É assim que você quer que as pessoas se lembrem de você quando estão submersas em mensagens promocionais vindas de todos os lados. Uma marca forte reflete a identidade da sua empresa, respondendo às seguintes perguntas:

Quem é você: Qual é o objetivo e o caráter do seu negócio?
O que o torna único: e o seu negócio, produto ou serviço é diferente de todos os outros?
O que você valoriza: Sua empresa tem uma postura apaixonada sobre certas qualidades ou tópicos que ressoam com seus clientes?

Respostas claras e concisas a essas perguntas criam uma boa estrutura para começar. Isso ajudará não apenas os aspectos visuais da sua marca, mas também o guiará em seu tom de voz e nas conversas que você tem com os clientes.

De certa forma, construir uma marca é como criar uma personalidade. Sua marca deve ter voz, expressar um estilo único e evocar certas emoções que ajudarão a criar confiança. Ajude seus clientes a entender seus negócios, dando a eles uma personalidade para se conectar e conversar. Verifique se essa personalidade é alguém com quem seus clientes ideais gostariam de interagir.

Esta etapa também pode ajudá-lo a manter o controle do seu PR - consultar a persona da sua marca para manter a consistência com as mensagens que você compartilha com o público. Qualquer ação ou decisão comercial que não se alinhe bem à personalidade da marca pode agir como um sinal de aviso de que você não está sendo autêntico e, portanto, pode prejudicar a confiança.

Encontrar seu estilo pode levar algum tempo, mas, quando você acertar, naturalmente complementará seus esforços de negócios e o representará de uma maneira memorável. Considere isso: quais associações você deseja que os clientes tenham com sua empresa? A lista de características varia de brincadeira infantil a comportamento estritamente corporativo. Encontrar aqueles que se encaixam perfeitamente a você e seu público-alvo o guiará no humor que você deseja criar com seus visuais.

Defina o tom

Interagir com o seu público significa comunicação consistente e autêntica em várias frentes: conteúdo do seu site ou blog, mensagens promocionais ou conversas que você tem com os clientes ao responder a perguntas ou comentários.
  
Uma parte essencial da personalidade da sua marca é como ela se expressa. Seu tom consiste em sua escolha de palavras, sobre o que você decide falar e como enquadra seus tópicos. Algumas marcas adotam uma abordagem mais bem-humorada e têm uma nota alegre com suas mensagens. Outros adotam uma postura mais séria e mantêm as coisas estritamente acadêmicas ou profissionais. Tudo depende de quem você está falando e o que deseja alcançar.
 

Mantenha-se consistente em sua comunicação
 
Internamente, as empresas são como um relógio construído a partir de centenas de peças menores. Porém, não é assim que sua empresa é vista pelos clientes de fora. Eles veem o todo coeso e quão bem as coisas sincronizam juntas podem ter um forte impacto sobre se gostam ou não de você. É por isso que você precisa se certificar de que tudo o que você faz se alinha e não há contradições que possam prejudicar seus clientes.
 
Uma maneira de abordar essa tarefa é montar um guia de estilo para situações em que você está se comunicando com conteúdo visual e escrito. Considere este documento como um roteiro que registra o processo de A a Z - descrevendo sua estratégia de marca, listando os prós e contras e destacando os slogans, mensagens e idéias mais importantes para sua marca. Essa etapa é particularmente útil quando várias pessoas gerenciam seus canais de comunicação simultaneamente e você precisa mantê-los na mesma página.

Divulgue seu negócio
 
Pense nas mídias sociais como outra plataforma para ser criativo, envolvente e único. Se não, seus concorrentes provavelmente o farão.

Você precisa divulgar sua empresa, não apenas para promover seu produto ou serviço, mas também para criar uma conversa com seu público. Ouvir atentamente o que os clientes estão falando é essencial para entender seus interesses e pontos problemáticos - tópicos que você deseja abordar com seu produto ou com seu conteúdo promocional.

O que lhe dará a vantagem real é abordar as plataformas estrategicamente. Eles não são iguais e cada um tem sua contribuição exclusiva para sua presença online. Dependendo do tipo de negócio que você administra e dos resultados que deseja alcançar, pode ser necessário investir mais recursos em um do que em outro.
 
Ao longo da jornada da marca, você não apenas melhorará a maneira como as pessoas percebem seus negócios, mas também descobrirá novas oportunidades para agregar valor aos seus clientes e se envolver genuinamente com eles. Não deixe de experimentar e buscar idéias que outras pessoas nunca haviam explorado antes. Sua empresa merece uma personalidade única e insubstituível.

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