Como construir uma estratégia de marketing de conteúdo B2B

Como construir uma estratégia de marketing de conteúdo B2B

Como construir uma estratégia de marketing de conteúdo B2B

O marketing de conteúdo é uma abordagem pela qual as empresas usam conteúdo - blogs, eBooks, estudos de caso, pesquisas de mercado, vídeos, podcasts e assim por diante - para atrair, envolver e converter visitantes do site.

É a estratégia de marketing mais econômica e pode ajudar a apoiar os objetivos de longo prazo de uma empresa, sejam eles reconhecimento da marca, geração de leads, receita ou crescimento.

Uma estratégia de marketing de conteúdo é essencialmente o plano de ataque; como esses ativos de conteúdo são criados, criados, publicados e promovidos para atingir um objetivo específico.

A maneira certa de pensar sobre o planejamento de sua estratégia de marketing de conteúdo B2B é definir:

  • Para quem você está criando conteúdo?
  • Quais são os problemas que você está tentando resolver?
  • O que torna seu conteúdo único?
  • Para quais palavras-chave você deseja encontrar?
  • Quais tipos de conteúdo você vai usar?
  • Você tem um CMS para criar e publicar conteúdo?
  • Quais canais você usará para promoção?
  • Quais são seus principais KPIs?
  • Você tem conteúdo para redefinir para começar?
  • Por onde você começa com uma estratégia de marketing de conteúdo B2B?
  • Estabeleça metas
  • Criar personas de compradores
  • Execute uma auditoria de conteúdo para identificar lacunas
  • Debater idéias de conteúdo
  • Palavras-chave e intenção de pesquisa
  • Use clusters de tópicos em sua estratégia de conteúdo
  • Outros métodos de brainstorming de conteúdo que você pode usar
  • Escolha os tipos de conteúdo certos
  • Crie um relatório de pesquisa de mercado
  • Descubra como criar e gerenciar conteúdo
  • Alavancar sua força de trabalho existente como porta-vozes e criadores de conteúdo
  • Promoção e amplificação de conteúdo
  • Publicidade paga
  • Marketing de email
  • Como o conteúdo ajuda você a gerar leads?
  • Acompanhe e relate o desempenho do conteúdo
  • Adapte e atualize o conteúdo
  • Fale conosco se precisar de ajuda
     

O conteúdo ainda é rei.

Embora tenham se passado mais de duas décadas desde o artigo seminal de Bill Gates, Content is King (1996), o marketing de conteúdo permanece - e de maneira esmagadora - o meio mais poderoso e econômico de geração de leads B2B.

Atualmente, toda empresa entende o poder do marketing de conteúdo; eles ouviram os elogios, viram os comentários e leram as estatísticas. Se não tiverem, já estão muito atrás da concorrência.

De acordo com o Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo recebe três vezes mais leads do que a publicidade de pesquisa paga (Content Marketing Institute, 2017). Da mesma forma, 72% dos profissionais de marketing disseram que ter uma boa estratégia de conteúdo era "a chave para o sucesso em 2018". (Marketing de conteúdo B2B, 2018 via HubSpot).

Mas, embora toda empresa entenda o valor do conteúdo, poucas implementam campanhas ou estratégias de marketing de conteúdo adequadamente. De fato - em 2018, apenas 39% dos profissionais de marketing tinham uma estratégia de marketing de conteúdo documentada e, embora esse número tenha saltado para 65% em 2019 - ainda existem 35% dos profissionais de marketing sem um. (IMPACT BRAND)

Frequentemente, as empresas avançam sem criar uma estratégia de marketing de conteúdo ou assumem que o público quer ouvir sobre seu produto ou serviço. Como resultado, suas campanhas caem no primeiro obstáculo ou deixam de gerar o interesse e os leads que pensam merecer.

"Conteúdo sem estratégia é apenas material." - Arjun Basu

Há muito conteúdo por aí. Algumas são boas, outras ruins, mas a maioria está totalmente desatualizada. Portanto, o principal desafio para as empresas é se destacar e fornecer às pessoas conteúdo útil e relevante.

Seus clientes em potencial não têm tempo para ler o conteúdo que não responde às perguntas mais pertinentes - e a verdade amarga é que eles não se importam com o seu produto, não se importam com o seu serviço e certamente não se interessam " Não se preocupe com a abertura do seu novo escritório.

Esses são apenas alguns dos erros cometidos pelos criadores de conteúdo B2B!

Assim como acima, uma estratégia de marketing de conteúdo pode falhar devido a:

  • Falta de estratégia
  • Nenhuma persona do comprador
  • Não há metas acordadas ou indicadores-chave de desempenho
  • Sem diferenciação ou criatividade
  • Nenhuma atividade promocional
  • No mundo digital de hoje, seus clientes em potencial desejam
  • Respostas às suas perguntas.
  • Soluções para seus problemas de negócios
  • Comparações de produtos
  • Revisões de produtos / serviços
  • Documentos de preços
  • Se você não oferecer nenhuma das opções acima, pode apostar que os visitantes clicarão no seu site e visitarão os de seus concorrentes!

Portanto, sua estratégia de marketing de conteúdo B2B precisa ser revisada. É hora de parar de simplesmente escrever sobre o seu negócio e começar a resolver os problemas do seu cliente. 

Quer desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo B2B? Entre em contato com a gente!


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