14 maneiras de usar ChatBot no Whatsapp para aumentar vendas e melhorar o atendimento ao cliente

14 maneiras de usar ChatBot no Whatsapp para aumentar vendas e melhorar o atendimento ao cliente

14 maneiras de usar ChatBot no Whatsapp para aumentar vendas e melhorar o atendimento ao cliente

Os chatbots do WhatsApp são cada vez mais aceitos pelos clientes - eles estão disponíveis, rápidos para responder e resolver questões. Na verdade, vários estudos descobriram que os clientes costumam ficar felizes em lidar com chatbots em vez de agentes ao vivo.

Além do mais, no ambiente certo, os chatbots podem percorrer um longo caminho para construir e expandir seus negócios: impulsionando as vendas e gerando fidelidade à marca.

O WhatsApp é um dos melhores lugares para a atividade do chatbot - para os clientes, o WhatsApp é um canal confiável e muito pessoal que está convenientemente disponível no dispositivo que provavelmente usarão o dia todo: o telefone.

Neste artigo, descrevemos como os chatbots do WhatsApp podem manter seus clientes satisfeitos e impulsionar as vendas diretamente. Além do mais, os bots do WhatsApp também aumentam a fidelidade à marca enquanto economizam custos.

O que é um chatbot do WhatsApp?
A maioria de nós já está familiarizada com chatbots de site - aqueles auxiliares convenientes que nos auxiliam com questões essenciais de atendimento ao cliente direto no site de uma empresa. Usando uma combinação de rotinas pré-programadas e IA, os chatbots de sites lidam com consultas típicas de forma rápida e eficiente.

Os bots do WhatsApp são semelhantes em natureza, mas em vez de se esconder em um site, um chatbot do WhatsApp fica bem no dispositivo que todos amamos - nosso telefone celular. Isso traz várias vantagens: os chatbots do WhatsApp são mais pessoais, mais acessíveis e mais presentes.

Essa proximidade com o seu cliente traz uma ampla gama de benefícios - alguns comuns para uso de chatbot em geral, alguns específicos para chatbots de WhatsApp.

Como o chatbot do WhatsApp pode beneficiar sua empresa
Os benefícios de usar chatbots do WhatsApp são amplos e profundos, então vamos dividi-los em quatro grandes categorias: crescimento de vendas diretas, construção de marca, redução de custos e satisfação do cliente.

Um chatbot no dispositivo móvel do seu cliente é uma ótima maneira de aumentar sua receita de vendas e há muitas estratégias que você pode seguir para ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu chatbot do WhatsApp.

1. WhatsApp para incentivos de vendas
Você pode oferecer aos clientes a opção de comprar por meio de bate-papos do WhatsApp - quer estejam resolvendo uma dúvida de produto, respondendo a um questionário ou procurando algumas informações sobre o produto.

Os incentivos de vendas do WhatsApp podem incluir um desconto especial que depende de uma compra rápida ou talvez a oportunidade de ganhar alguns brindes se seu cliente responder a um questionário totalmente.

Também pode incluir promoções regulares enviadas diretamente para o WhatsApp de um cliente, automatizadas e direcionadas de perto usando a plataforma do chatbot.

É uma maneira econômica e eficaz de alcançar clientes em seus dispositivos e você pode acompanhar totalmente suas promoções, assim como faz com e-mail ou publicidade online.

2. Recupere carrinhos abandonados
É frustrante para as empresas, mas os clientes frequentemente desistem ao fazer compras - abandonando um carrinho de compras cuidadosamente escolhido porque estavam distraídos, não conseguiam concluir o pagamento ou por uma série de outros motivos.

Com os chatbots do WhatsApp você pode oferecer aos seus clientes uma maneira fácil de retomar o carrinho, mantendo os itens de que precisam ou até mesmo completando. Basta enviar uma mensagem rápida no WhatsApp assim que estiver claro que um carrinho de compras foi abandonado.

O imediatismo do WhatsApp oferece uma excelente oportunidade para garantir que os clientes concluam com sucesso uma tarefa de compra.

3. Ofertas em todo o ciclo de vida do produto
Muitos produtos garantem compras adicionais ao longo do tempo, seja uma atualização ou um acessório importante. Você já tem os dados sobre o que seu cliente comprou, por que não aproveitar esses dados para solicitar que seus clientes continuem comprando com base em um produto que já compraram?

Sim, você pode lançar ofertas durante o ciclo de vida do produto enviando e-mails com cronometragem inteligente, mas com o e-mail tão facilmente ignorado, é muito melhor usar o WhatsApp para explorar o ciclo de vida de um produto.

Ele também funciona com produtos consumíveis - basta enviar um ping para seu cliente no WhatsApp para perguntar se ele precisa de uma recarga, tudo utilizando tecnologia de chatbot automatizada acessível e escalonável.

4. Conquiste novos clientes
O WhatsApp também é ótimo para atrair novos clientes.

Em vez de direcionar clientes em potencial para o seu site ou página do Facebook, considere enviá-los diretamente para o seu chatbot do WhatsApp. Dá a você a oportunidade de usar conversas WhatsApp interativas e bem cronometradas para aumentar a conscientização de seus clientes.

De muitas maneiras, o WhatsApp é um método muito pessoal de engajamento com clientes em potencial, certamente muito mais pessoal do que o Google Ads ou a caixa de entrada implacável.

Seu chatbot altamente inteligente pode interagir com clientes em potencial, iniciando uma conversa com base no histórico de navegação - tudo na localização conveniente do aparelho do usuário.

Construção de marca
Profissionais de marketing inteligentes saberão que o crescimento de uma empresa não se trata apenas de um forte foco em novas vendas. Marcas fortes atraem clientes e a fidelidade à marca retém clientes.

A natureza pessoal dos chatbots do WhatsApp os torna ideais para exercícios de construção de marca.

5. Apresente sua marca
Então, ao se conectar com seu cliente no Whats App, lembre-se: nem sempre se trata de tentar fazer uma venda forte e rápida. Em vez disso, use as habilidades de conversação de seu chatbot do WhatsApp para construir um relacionamento com um cliente potencial.

Pense nisso como uma maneira diferente de fazer marketing de conteúdo - em vez de publicar longos artigos de blog, use o bate-papo interativo para dar informações úteis, como receitas ou conselhos de viagem, ou para publicar um questionário divertido.

Em essência, o WhatsApp é uma ótima maneira de enviar informações sobre sua marca.

6. Promova a cultura da marca
Você saberá quem são seus clientes fiéis. O WhatsApp pode ajudá-lo a construir relacionamentos muito profundos com os clientes existentes, incentivando as vendas contínuas e a fidelidade à sua marca.

Como? Seu chatbot WhatsApp aproveita o conhecimento profundo de seus clientes que já residem em seus sistemas de negócios para iniciar conversas automaticamente. São altamente personalizadas: seja oferecendo uma dica pertinente e oportuna ou uma oferta de produto complementar.

7. Dê um impulso aos programas de fidelidade
Os clientes adoram programas de fidelidade - quem não gosta de receber coisas grátis, certo? Mas há um problema com os programas de fidelidade: a associação pode rapidamente acumular poeira e ser rapidamente esquecida.

As interações do WhatsApp são uma ótima maneira de afastar as teias de aranha.

Por exemplo, seu chatbot do WhatsApp pode notificar imediatamente um cliente quando ele ganhou pontos de fidelidade ou quando seus pontos são suficientes para uma recompensa. Ou use os recursos de gamificação do seu chatbot inteligente para despertar o interesse em seu programa de fidelidade.

8. Utilize conteúdo gerado pelo usuário
Se você é usuário do WhatsApp, sabe como é fácil compartilhar conteúdo com outros usuários do WhatsApp.

Os profissionais de marketing também sabem como o conteúdo gerado pelo usuário pode ser poderoso. Por que não usar o chatbot do WhatsApp para incentivar o conteúdo gerado pelo usuário que você pode usar para construir sua marca?

Seu bot do WhatsApp tagarela pode encorajar seus clientes a tirar uma foto ou fazer upload de um vídeo que envolva seu produto - ou sua experiência. Em seguida, analise o conteúdo e compartilhe-o com seus outros clientes.

É uma maneira fantástica de construir sua marca.

Os chatbots são universalmente excelentes para aumentar a eficiência e reduzir custos. Isso também se aplica aos chatbots do WhatsApp, mas, no caso do WhatsApp, você pode contar com um envolvimento ainda maior do chatbot, proporcionando uma economia ainda maior.

9. Reduza os custos de suporte
Lidar com perguntas de rotina como “onde está minha remessa” ou “por que um item está faltando” pode facilmente consumir uma parte significativa do tempo no contact center. Essas perguntas são repetitivas e previsíveis - e as respostas geralmente estão nos dados de negócios existentes.

Os chatbots podem responder automaticamente a muitas dessas perguntas e a um custo extremamente baixo. É realmente simples: chatbots podem ser multiplicados infinitamente, então você pode executar inúmeras sessões de chatbot simultâneas - e não há necessidade de pagar chatbots por hora.

10. Aumente a produtividade dos funcionários
Provavelmente, você tem muitos agentes de suporte altamente experientes que muitas vezes são apanhados tentando responder a perguntas realmente simples.

Resultado: clientes com consultas complexas que precisam de um agente experiente acabam esperando em longas filas antes de obterem a ajuda de que precisam.

Seu chatbot do WhatsApp pode ajudar a tornar sua equipe de suporte mais produtiva, cuidando das consultas mais rotineiras.

Resultado: menos despesas com pessoal, um aumento no moral dos funcionários e menos tempo de espera para os clientes.

Clientes mais felizes
Chatbots e chatbots WhatsApp, em particular, também são uma excelente forma de aumentar a felicidade do cliente. Pessoal, imediato e conveniente: todas as qualidades dos chatbots do WhatsApp e também qualidades populares de atendimento ao cliente.

11. Notificações que são vistas
Precisa entrar em contato com um cliente por e-mail? Boa sorte com isso. Em contraste, uma notificação do WhatsApp é muito mais direta e muito mais provável de ser vista pelo seu cliente. Por quê? Porque as notificações do WhatsApp são exibidas em um lugar muito importante - o dispositivo móvel do seu cliente.

Na prática, isso significa que é menos provável que um cliente perca uma notificação importante - é fácil para uma notificação de "pedido atrasado" ser descartada no lixo eletrônico.

Por outro lado, sua notificação do WhatsApp permanecerá até ser dispensada, para que os clientes não fiquem sentados esperando um pedido que não chega.

12. Atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana
Particularmente para empresas menores, operar uma operação de suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana pode ser proibitivamente caro, enquanto as horas de suporte estendidas também serão caras.

Os chatbots não atendem a todas as solicitações de atendimento ao cliente, mas o chatbot do WhatsApp pode facilmente estender o horário de atendimento ao cliente.

Os chatbots não precisam dormir, então você pode usar seu chatbot do WhatsApp para atender aos requisitos de atendimento ao cliente em uma série de problemas típicos, como novos pedidos, perguntas sobre remessa ou suporte básico do produto.

É uma grande oportunidade de melhorar a experiência do cliente, a um custo baixo.

13. Agentes ao vivo do WhatsApp
Não se esqueça, usar chatbots do WhatsApp não significa que as conversas automatizadas são o começo e o fim da interação do seu cliente com o WhatsApp. Na verdade, você pode transferir uma conversa do chatbot do WhatsApp para um agente de suporte de vida.

É uma distinção importante porque dá aos seus clientes acesso incrivelmente fácil a agentes qualificados que podem cuidar até mesmo das questões mais complexas - diretamente no dispositivo móvel do cliente.

14. Colete comentários e avaliações
Entender o que seus clientes pensam é a chave para fornecer produtos e serviços aprimorados e para impedir que os problemas crescentes saiam do controle.

No entanto, coletar esse feedback é difícil - os clientes podem relutar em preencher os formulários do site.

O imediatismo do WhatsApp torna muito mais fácil coletar feedback.

Um chatbot amigável pode fazer algumas perguntas atrevidas que incentivam altas taxas de resposta, reduzindo ao mínimo o esforço de fornecer feedback. Esforço mínimo significa feedback máximo. 

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