As 5 melhores plataformas para automação de marketing

As 5 melhores plataformas para automação de marketing

As 5 melhores plataformas para automação de marketing

Atualmente, um elemento-chave para todas as empresas, que garantirá longevidade e saúde para seus negócios, é a automação de marketing. Quando criei minha agência de marketing e comecei a empreender, vivi muitas dificuldades que poderiam ter sido evitadas pela criação de processos automatizados. Havia muitos gastos com campanhas de marketing em diferentes canais, além de altas despesas também com o processo do funil de vendas e suporte aos meus clientes.

Hoje, utilizando a automação de marketing em diversos procedimentos do meu negócio — como, por exemplo, campanhas de marketing, funil de vendas, atendimento e suporte eficiente aos clientes, entre outros — consigo impulsionar minhas taxas de conversão e gerar mais leads. E faço tudo isso gastando muito menos do que gastaria se optasse por um modo obsoleto de gestão de estratégias de marketing.

Ao longo da trajetória de evolução da agência, utilizei 5 ferramentas para fazer automação de marketing, sempre buscando a mais completa, eficiente e que me permitisse ter liberdade criativa, personalização e suprisse todas as minhas necessidades. 

 

SendPulse

 

A plataforma de automação de marketing oferecida pela SendPulse é a mais completa e a que mais atendeu às minhas expectativas. Com ela, posso automatizar campanhas inteiras de e-mail marketing, SMS e notificações web push. Além disso, disponho de um serviço excelente de chatbots que automatizam o funil de vendas e o atendimento aos clientes, de modo sempre eficiente e útil. A plataforma permite criar um chatbot para WhatsApp que é a escolha mais popular para um negócio online, mas você também pode configurar chatbots para Instagram, Facebook, Telegram e Viber. Também conto com os serviços de pop-ups inteligentes, CRM, criador de cursos e landing pages e Automação 360. A plataforma permite, inclusive, que eu realize a integração entre os serviços oferecidos, para que todas as estratégias de marketing sejam geridas de um mesmo lugar.

Com a SendPulse, consigo pôr em prática estratégias de automação de marketing multicanal, estabelecendo, assim, uma comunicação proveitosa com os meus clientes e melhorando a experiência de todo o meu público.

Veja, a seguir, um panorama de tudo que é possível automatizar parcial ou totalmente com a plataforma da SendPulse: 

  • e-mail marketing;
  • chatbots para redes sociais;
  • segmentação de clientes;
  • criação e entrega de conteúdo;
  • acompanhamento e análise de campanha;
  • segmentação de público para direcionamento de publicidade paga;
  • campanhas de SMS, Messenger e web push.

 

Exemplo de fluxo de automação na plataforma SendPulse

 

Outras vantagens do serviço da SendPulse que fizeram toda a diferença para mim são: a Automação 360, que me permite automatizar todo o processo pelo qual meus clientes passam até adquirirem o produto desejado, a integração entre os serviços, que me permite fazer automação de campanhas de marketing multicanal e multiplataforma, e a integração de meios de pagamento aos sites da minha empresa, que facilitam o percurso de compra dos clientes.

Para alguns de vocês, esta plataforma será útil mesmo se você não tiver um site, porque você pode criar uma landing page e integrá-la com o restante das ferramentas oferecidas.

A SendPulse oferece planos gratuitos excelentes e cheios de funcionalidades. Veja, abaixo, um pouco das funcionalidades da plataforma:

  • elaborar e-mails incríveis do zero ou personalizar templates pré-projetados da plataforma;
  • personalizar e impulsionar suas campanhas de marketing com as ferramentas voltadas para propaganda e atendimento multiplataforma, construção de sites, pop-ups inteligentes e muito mais;
  • enviar e-mails transacionais via SMTP ou API;
  • CRM para vendas e gerenciamento de comunicação com clientes;
  • pop-ups para geração de leads e formulários de assinatura simples e responsivos;
  • automação 360 para automatizar a comunicação com os clientes;
  • criar chatbots para Instagram, Telegram e Facebook, para envio de mensagens promocionais e respostas 24 horas às perguntas dos clientes;
  • levar usuários de volta à sua loja online com notificações web push do navegador;
  • transformar conhecimento especializado em excelentes cursos online, para que seu público seja cativado e confie na sua marca.

 

Veja, a seguir, algumas das limitações de cada um dos planos oferecidos pela SendPulse:

  • Gratuito: 500 assinantes, criação de 1 landing page, 5 fluxos, 1 evento A360;
  • Padrão: 5.000.000 de assinantes, criação de 3 landing pages, 10 fluxos e 10 eventos A360;
  • Profissional: 5.000.000 de assinantes, criação de 10 landing pages, 50 fluxos e 50 eventos A360;
  • Empresa: 5.000.000 de assinantes, criação ilimitada de landing pages, fluxos ilimitados e eventos ilimitados de A360.

Os planos pagos têm valores a partir de R$ 30,00/mês, com 10% de desconto no plano semestral e 20% no anual.

Até hoje, os serviços da SendPulse têm se destacado entre as plataformas de automação de marketing que experimentei, e qualquer custo que eu tenha tido foi o primeiro passo para um lucro muito maior para o meu negócio.

 

Mailchimp

A plataforma de automação de marketing Mailchimp também é uma boa opção para realizar campanhas, administrar funis de venda, gerenciamento de público e obter análises de desempenho. Entre as ferramentas de automação gratuitas, é uma das que mais dispõe de funcionalidades.

Com a Mailchimp, é possível automatizar processos de atendimento ao cliente e campanhas de marketing de modo satisfatoriamente profissional. A plataforma permite automatizar os seguintes processos:

  • jornada do cliente;
  • e-mails transacionais;
  • anúncios de retargeting (para recuperar atenção de pessoas que visitaram seu site);
  • segmentação de público;
  • anúncios de promoções e conteúdos no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Além disso, há a possibilidade de fazer testes A/B e integração gratuita com o Wordpress. No entanto, as suas limitações de personalização nunca me fizeram sentir que eu estava construindo a identidade certa para o meu negócio, quando utilizei a plataforma.

Exemplo de fluxo de automação na plataforma Mailchimp

 

A plataforma oferece um plano gratuito (que apresenta consideráveis limitações) e outros planos até o Premium, que chega a custar a partir de R$1.670 por mês. Veja algumas das limitações de cada plano abaixo:

  • Grátis: 500 assinantes, 1.000 envios de e-mail por mês, licença para 1 usuário, suporte por e-mail apenas nos primeiros 30 dias (em inglês);
  • Essentials: 500 assinantes, 5.000 envios de e-mail por mês, licença para 3 usuários, suporte por chat e e-mail 24 horas por dia, 7 dias por semana (em inglês);
  • Standard: 500 assinantes, 6.000 envios de e-mail por mês, licença para 5 usuários, suporte por chat e e-mail 24 horas por dia, 7 dias por semana (em inglês);
  • Premium: 10.000 assinantes, 150.000 envios de e-mail por mês, licença ilimitadas para usuários, suporte por telefone prioritário (em inglês).

Quando ainda não há uma estrutura forte na empresa para a realização de projetos de automação, a Mailchimp serve satisfatoriamente com seus recursos, principalmente em questão de custo-benefício. Mas, ainda assim, não se aproxima das vantagens gratuitas ou a baixo custo oferecidas pela SendPulse, por não possuírem chatbots automatizados e pop-ups inteligentes, para que todos os processos se tornem mais dinâmicos, baratos e úteis ao cliente.

A Mailchimp disponibiliza um plano gratuito que fornece recursos para campanhas de e-mail, modelos pré-criados. Este plano possui suporte por e-mail (em inglês) apenas durante os primeiros 30 dias. Já os planos pagos possuem recursos mais avançados (como visto acima), com preços a partir de R$ 55,00/mês para 500 contatos.

A ferramenta peca pela limitação de seus planos gratuitos, que são pouco personalizáveis e dispõem de poucas ferramentas automatizadas.

 

RD Station

 

A RD Station é uma das plataformas de automação mais utilizadas, hoje, no Brasil, e possui quase todas as funcionalidades de seus concorrentes. Há, no ambiente da RD Station, ofertas dos serviços de e-mail marketing, criador de landing page, de integração entre apps, importação de contatos e automação de marketing. Com ela, é possível fazer análises de SEO, gerar leads e conduzir fluxos de automação.

 

Exemplo de fluxo de automação na plataforma RD Station

Entre os benefícios que podemos destacar da plataforma, estão:

  • gestão de leads, captura por landing pages, formulários e pop-ups, segmentação de listas e lead scoring;
  • oferece relatórios e dashboards para análise de desempenho de campanhas ao medir resultados em relação à conversão, taxa de abertura de e-mails, engajamento nas redes sociais, além de integrações com diversas ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, entre outros;
  • permite criar fluxos de automação que direcionam o lead para a jornada de compra;
  • há possibilidade de criar campanhas integradas por múltiplos canais, como redes sociais, landing pages, e-mail, entre outros. 

Além disso, outros pontos negativos do serviço dizem respeito aos valores dos planos e às funcionalidades do pacote básico. O pacote Light custa R$50,00 ao mês, enquanto o Enterprise, R$2.659 ao mês. E, nos planos mais acessíveis, há extrema limitação de personalização e de aplicação de estratégias de marketing realmente eficientes. Na versão de teste da plataforma (não plano gratuito), fica à disposição do usuário apenas a automação de e-mails, o que causa extrema limitação de automações de marketing, visto que se restringe as campanhas a apenas um canal. E, por isso, a RD Station acaba não sendo, no geral, a plataforma mais atrativa para automação de marketing.

 

Sendinblue

 

A Sendinblue é uma ferramenta de marketing relativamente completa, de uso crescente na Europa. A plataforma oferece recursos de qualidade, visualmente atraentes e que levam a resultados interessantes de e-mail, notificações web push, entre outros meios.

Na plataforma, há oferta de serviços de e-mail marketing, SMS marketing, automação de marketing, segmentação (ferramentas para análise e divisão de consumidores em subgrupos que apresentam características específicas), chatbots para Instagram, Facebook Messenger e Whatsapp, SMTP e campanhas por Whatsapp. Assim, a Sendinblue possui uma gama interessante de possibilidades em seus domínios.

Podemos citar alguns benefícios da ferramenta de automação:

  • incorpora recursos com qualquer ferramenta ou produto via API, cria campanhas personalizadas do WhatsApp e muito mais.
  • converte leads em clientes por meio de landing pages, formulários de inscrição e anúncios do Facebook;
  • otimiza suas campanhas com relatórios de abertos e de click-through, mapas de calor de e-mail, teste A/B e estatísticas em tempo real;
  • o CRM permite que você acompanhe todos os seus negócios em um só lugar. E assim você consegue entender rapidamente quais recursos precisam de mais atenção na configuração de uma campanha;
  • você pode criar campanhas de marketing por e-mail rapidamente e criar ofertas por tempo limitado com o SMS messenger.


 

Exemplo de fluxo de automação na plataforma Sendinblue

No entanto, para usufruir de ferramentas essenciais a uma campanha de marketing eficiente, apenas os planos pagos são úteis. Veja, a seguir, algumas das limitações de cada plano oferecido:

  • Grátis: contatos ilimitados, até 300 e-mails por dia. Não possui sem integrações, chatbots, automações e relatórios aprofundados de CRM;
  • Lite: e-mails ilimitados, assistência por e-mail, teste A/B, remover logo da Sendinblue e fazer relatórios avançados;
  • Premium: automação de marketing, anúncios no Facebook, criação de landing pages, acesso multiusuário e atendimento por telefone;
  • Empresarial: volume de e-mails personalizado, envio prioritário, 20+ landing pages, 10+ usuários, encarregado de conta, suporte prioritário.

 

A Sendinblue tem um plano gratuito com campanhas de SMS e WhatsApp, e-mails transacionais, templates personalizáveis, mas limita os cliques diários e carece de recursos avançados. O plano mais popular da plataforma é o Business. 

O plano Business possui mensalidade de R$249,00, enquanto que o Enterprise deve ser consultado com o time de vendas da Sendinblue, para a elaboração de um valor com base nas exigências e necessidades do contratante. Sendo assim, embora a Sendinblue ofereça bons serviços, o investimento necessário para realizar automações eficientes (além de usufruir de outros recursos da plataforma) acaba sendo muito elevado, o que dificulta o crescimento de pequenos negócios. 

 

Fleeg

A plataforma Fleeg é também uma das queridinhas de profissionais da área de marketing. Há, nela, recursos para automação de e-mail marketing, integração com site e criação de landing page. Além disso, também existe a oferta de serviço de CRM e análise de ranking de vendas.

 

Exemplo de fluxo de automação na plataforma Fleeg

 

Entre os benefícios da Fleeg podemos destacar:

  • automação de proposta comercial, automação de pedido, contrato e documentos;
  • Integração com WhatsApp (via Extensão Google Chrome), integração via API e com BI e integrações nativas para não precisar criar um aplicativo do zero;
  • múltiplos pipelines, envio e modelos de e-mails, ferramenta de automação de jornada de compra, proposta comercial, pedido, contrato e documentos para economizar tempo;
  • organização de histórico e tarefas, importação e exportação de dados, cadastro de produtos, tabela de preços e alçada de aprovação para gerenciar os contatos e mandar campanhas personalizadas;
  • dashboard para análise, anexo de arquivos em oportunidades, estatísticas de oportunidades, e outros. 

A Fleeg possui um plano gratuito que permite até 250 contatos cadastrados, limite de 15 oportunidades ativas (pipeline de vendas), gestão de produtos ilimitado e 100 envios de e-mails/mês. Este plano possui limitações, como ausência de CRM, gestão de leads, modelos de e-mails para personalização, ferramenta de automação de processos e outros recursos avançados. O plano pago mais barato disponível é R$99,00/mês, com economia de 17% no pagamento do plano anual. O teste grátis dos planos pagos tem o período de dez dias.

Veja, abaixo, algumas das limitações e vantagens de cada um dos planos:

  • CRM Grátis: 2 usuários, 250 contatos, 100 envios de e-mail por mês, dashboard para análise e suporte por e-mail;
  • CRM Pro: 4 usuários, 1.000 contatos, 1.000 envios de e-mail por mês, dashboard para análise e suporte por e-mail;
  • CRM Advanced: 6 usuários, 5.000 contatos, 5.000 envios de e-mail por mês, dashboard para análise e suporte por e-mail;
  • CRM + Gestão de leads: 8 usuários, contatos ilimitados, 20.000 envios de e-mail por mês, dashboard para análise e suporte por e-mail.

 

Faça a melhor escolha para a automação de marketing do seu negócio

Para fazer uma escolha bem acertada, é preciso conhecer bem o seu público, quais canais ele utiliza, o tom de voz da sua marca e assim construir fluxos inteligentes de automação para colocar os leads da maneira mais leve possível na jornada de compra. Dessa forma, há maiores chances de gerar conversões.

Por isso, estude bastante as possibilidades e use esta lista para tomar uma decisão. Considere as principais vantagens e desvantagens de cada ferramenta, e qual o alcance deseja atingir com suas campanhas. Assim, economiza tempo e dinheiro em suas estratégias.

 


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