20 Ideias práticas para melhorar os resultados do seu e-commerce

20 Ideias práticas para melhorar os resultados do seu e-commerce

20 Ideias práticas para melhorar os resultados do seu e-commerce

Se você está pensando em abrir um e-commerce ou se já está no mundo online há algum tempo, provavelmente já percebeu que ser bem-sucedido nesse ambiente é como vencer uma batalha épica contra dragões famintos por vendas. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo a aprimorar suas habilidades de guerreiro digital! Neste artigo, vamos apresentar 20 ideias práticas que irão impulsionar seus resultados no e-commerce, sem precisar de uma espada mágica ou uma poção secreta. 

Se você está cansado de ver suas vendas no e-commerce mais vazias do que a carteira de um estudante universitário no final do mês, chegou a hora de agir! 

Neste artigo, vamos revelar 20 ideias práticas, e de certa forma intuitivas, para melhorar os resultados do seu e-commerce. Prometemos que nenhuma das ideias envolve dançar na frente do seu computador ou rezar para o deus dos algoritmos. 

1 - Já ouviu falar que é mais fácil atrair abelhas com mel do que com vinagre? Na sua loja é a mesma coisa: uma loja bonita, harmônica e organizada causa uma boa impressão no cliente e leva ao aumento de vendas.

2 - Você tem paciência para esperar um site imenso carregar? Seu cliente também não. Com as pessoas cada dia mais ansiosas, o seu site precisa ser rápido. Invista em um código e imagens leves para um resultado otimizado. Invista também na experiência do seu cliente dentro da loja. Uma navegação limpa e otimizada sempre traz bons resultados.

3 - No digital, pouco importa se você trabalha de terno ou de pantufa (ou os dois). Você precisa mostrar profissionalismo no seu site. Você faz isso através de:

  • Banners  bem feitos;

  • Elementos organizados dentro da loja;

  • Logo visível e bem feita;

  • Certificado de segurança em todas as páginas, para o cliente sentir que sua compra é protegida;

  • Endereço e CNPJ no rodapé, de forma visível;

  • Contatos de fácil localização;

  • Use um domínio de empresa para o email de contoato;

  • Página Institucional e Políticas de Trocas e Devoluções;

  • Conferir todos os links.

4 - Com o crescente número de golpes e fraudes na internet, os clientes redobram a atenção na hora de fazer pagamentos. Por isso, tenha na própria página o gateway para pagamento, sem redirecionar a um terceiro. Isso aumenta a confiança do cliente.

5 -Tenha claro para você e para o seu cliente os diferenciais da sua loja. Honestidade, credibilidade e qualidade não é o que faz você se diferenciar - é o mínimo. O que faz você ser você? É o preço? A entrega? Reveja o seu plano de negócios e destaque seus diferencias competitivos.

6 - Faça pesquisas de preço constantes nos produtos, não deixe seus preços defasarem.

7 - Aproveite as datas comemorativas para criar engajamento na sua loja e, consequentemente, vendas! Dia dos Pais, dia das Mães e até Dia da Árvore, se tem a ver com o seu nicho. Mas lembre-se: precisa fazer sentido para o consumidor final. Crie também suas próprias datas, como aniversário da loja.

8 - Crie promoções para aumentar o ticket médio da sua loja. No dia das mães, por exemplo, não faça promoções para abaixar o preço. Pelo contrário, ofereça itens de maior valor agregado. O cliente não vai colocar um preço âncora em um presente para a mãe. Além disso, o frete fica mais em conta.

9 - Crie conteúdos topo de funil para ensinar as pessoas a usarem seus produtos. É um conteúdo que ajuda quem está indeciso, aumentando a conversão.

10 - Invista em boas fotos para seus produtos. A loja pode ser maravilhosa, ter muitos produtos úteis e interessantes a preços super competitivos. Mas se as fotos forem tiradas com uma calculadora, todo o investimento cai por terra e o cliente só vai ver o erro. Faça fotos em vários ângulos, ambientadas e com fundo branco. Lembre que o cliente não pega o produto na mão, só vê as fotos.

11 - Você também vê as avaliações quando vai comprar um produto na internet, certo? Então aproveite essa estratégia e divulgue as melhores avaliações de seus produtos. Cuide também da sua reputação no Reclame Aqui, já que a maioria das pessoas usam o site para medir a confiança da empresa.

12 - Use as ferramentas de recomendação do site para personalizar a trajetória de compra de cada cliente com base no que ele está comprando.

13 - Invista em agilizar e melhorar os processos dentro da empresa, diminuindo tempo necessário para expedição do pedido do cliente. Cuide também a questão da embalagem, frete e SAC. Não adianta o site ter uma experiência de usuário fenomenal se a execução deixa a desejar.

14 - Invista em estratégias para fidelizar seu cliente, como cashback e pontos. Honre quem está do seu lado.

15 - Analise seus dados de tráfego através do Google Analytics. Você consegue ver os resultados se campanhas pagas, redes sociais, email, acessos diretos e ferramentas de pesquisa. Assim você consegue fundamento para criar estratégias para diferentes canais de aquisição, sem ficar refém de anúncios.

16 - Tenha presença nas redes sociais. Um conteúdo interessante ao seu público gera engajamento e gera credibilidade para sua marca. Para isso, use e abuse dos reels, integre com a Instagram Shop, Google Shopping e invista em tráfego pago.

17 - Sabe aqueles anúncios que te seguem depois de entrar em um site e colocar um produto no carrinho? Então, é uma estratégia que funciona bastante. Nem sempre rola o “amor à primeira vista” entre o produto e o cliente, mas isso não quer dizer que a venda não vai acontecer. Lembre que quem não é visto, não é lembrado.

18 - Faça um email marketing relevante para listas diferentes. Um email marketing saudável com assuntos relevantes não cai na caixa de spam.

19 - Entre nos market places e tenha mais uma vitrine para expor seus produtos!

20 - Converse mais com seu cliente. Entenda o que fez ele comprar de você, como ele vai usar seu produto, se voltaria a comprar… é uma ligação de 5 minutos que faz você ter vários insights. É uma ótima forma de cgarantir uma segunda compra e até um depoimento.


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