Parece que os anúncios estão por toda parte hoje em dia.
Seja nos impedindo de assistir a um vídeo do YouTube ou se disfarçando em artigos de blog com títulos como "Os 11 segredos para ser melhor em X [#4 é surpreendente]", os anúncios estão se tornando cada vez mais difíceis de fugir.
No meio de toda essa publicidade negativa, as empresas têm uma incrível oportunidade de parar de interromper e começar a ajudar seus clientes.
Bem-vindo ao mundo do marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo concentra-se em impulsionar as vendas, fornecendo a seus clientes o que eles procuram enquanto eles estão pesquisando ativamente.
Hoje, falaremos sobre os 13 principais benefícios do marketing de conteúdo para ajudar você a entender o quanto essa estratégia de marketing pode ser valiosa para os seus negócios.
Primeiro, compartilharemos os 13 principais benefícios do marketing de conteúdo. Em seguida, abordaremos como você pode começar com uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo.
1. Porque o Google gosta de conteúdo.
Sim, os deuses do Google são sobre conteúdo de qualidade.
Não acredita em mim? Basta ir ao YouTube e procurar qualquer entrevista com Matt Cutts (o ex-chefe de spam da web no Google). Você terá dificuldade em encontrá-lo para responder a uma pergunta sobre como ter uma classificação mais alta no Google com algo diferente de "escrever um ótimo conteúdo".
O Google está obcecado em fornecer a seus usuários as experiências de pesquisa que oferecem o que eles estão procurando. O conteúdo informativo geralmente é a melhor maneira de fornecer essa experiência.
Ok, então o Google gosta de conteúdo. Quem se importa?
Resposta curta: Todos.
Um estudo de 2018 da SparkToro descobriu que o Google envia 10x mais tráfego para o site médio do que o Facebook (e mais de 10x para qualquer outro site).
Em outras palavras, o marketing de conteúdo aumenta drasticamente o tráfego do site a partir do seu canal de tráfego mais eficaz (pesquisa orgânica).
2. O marketing de conteúdo gera mais vendas
Aumentar o tráfego do site não faz sentido se não resultar em mais vendas.
Não se preocupe: o marketing de conteúdo também ajuda nisso.
A maioria dos seus clientes não estará pronta para comprar de você na primeira vez que ouvirem sobre sua empresa. As pessoas passam por um processo de compra antes de se comprometerem com uma compra. Com produtos menores (por exemplo, um pacote de chiclete), esse processo de compra é muito rápido; com produtos maiores (por exemplo, um carro novo), esse processo leva muito mais tempo.
Antes de fazer uma compra, as pessoas percebem que têm um problema que precisa ser resolvido (conscientização). Eles levam tempo para pesquisar e entender melhor seu problema (consideração). Em seguida, eles tomam uma decisão sobre qual solução é melhor para eles (decisão).
Um sistema de marketing de conteúdo totalmente construído ajuda seus clientes em potencial durante todas essas três etapas, instruindo-os sobre o que eles estão procurando.
O marketing de conteúdo, portanto, ajuda você a:
Se isso não for suficiente, os leads de entrada (ou seja, leads de marketing on-line) têm uma taxa de conversão de 14,6%, enquanto os leads de saída (leads de chamadas frias, mala direta etc.) têm uma taxa de fechamento de 1,7%.
3. Ajuda a colocar as vendas no piloto automático
Faz com que os possíveis parceiros te procurem quando estão prontos para trabalhar com seus serviços. Aptos para conversars sobre seus objetivos, identificar a abordagem correta para ajudá-los a crescer.
O marketing de conteúdo ajuda na transição de vendas, forçando o cliente a comprar seu produto e sendo um recurso valioso que existe quando seus clientes estão prontos para comprar de você.
4. O marketing de conteúdo permite controlar a conversa
Não é segredo que vender um produto se torna muito mais fácil quando o cliente procura o que você vende.
Digamos que você venda sofás sofisticados. Alguém em busca de um sofá de US $ 300 não será fácil de vender. No momento em que entram na sua loja, eles já se decidem sobre que tipo de sofá precisam.
No entanto, e se você pudesse conversar com essa pessoa enquanto ela pesquisava sofás? E se você pudesse conversar com eles sobre a importância de pagar um prêmio pela qualidade antes que eles se decidissem sobre quanto gastariam?
Controlar a conversa enquanto seus clientes mais prováveis estão se educando é inestimável. O mesmo vale para tudo, desde seguro de carro a software comercial.
Então, por que não escrever sobre esses pontos de conversa? Por que não controlar a conversa quando seus clientes estão decidindo o que precisam? Provavelmente, seus concorrentes estão vencendo você e roubando seus melhores clientes em potencial.
5. É muito menos irritante do que o marketing tradicional
Ninguém gosta de ser interrompido no meio do dia por pessoas tentando vender alguma coisa.
40% dos usuários da Internet já usam bloqueadores de anúncios e esse número não diminui com o tempo.
Claro, os anúncios em banner podem ser uma boa maneira de mostrar sua marca. Mas gastar dinheiro em comerciais de TV e outras formas de publicidade que interrompem seus clientes não parece a melhor maneira de conquistá-los.
O marketing de conteúdo, por outro lado, permite que você construa relacionamentos com os clientes colocando sua marca na frente deles, de uma maneira que os ajude.
6. O marketing de conteúdo amplia o conhecimento da sua marca
Digamos que você administre uma empresa de investimento e decida escrever um artigo informativo que ocupa o 1º lugar no Google por "como investir em ações".
Mais de 40.000 pessoas pesquisam essa frase exata no Google todos os meses. Agora você coloca sua marca na frente de 480.000 clientes em potencial a cada ano.
E isso é apenas para a frase exata "como investir em ações". Há mais 40.000 pessoas que pesquisam a frase exata "como comprar ações" todos os meses, além disso, sem mencionar as outras variantes aproximadas. Pelo menos 1 milhão de pessoas pesquisam esse tema todos os anos.
7.… E a credibilidade da sua marca
Portanto, seu artigo sobre investimentos agora aparece na frente de mais de 1 milhão de clientes em potencial a cada ano. Desse número, ~ 25% das pessoas clicam no seu artigo.
Supondo que você dedique tempo para tornar o artigo útil para seus leitores, 250.000 pessoas agora verão sua marca como líder de pensamento e fonte de informações credíveis a cada ano. Muitas dessas pessoas se tornarão seus clientes ao longo do tempo ou contarão a um amigo sobre seu site e o transformarão em cliente.
8. O marketing de conteúdo fornece ROI composto
Vamos supor que você decida escrever um segundo artigo sobre as melhores ações de dividendos.
Com o tempo, você classifica em primeiro lugar no Google as “melhores ações de dividendos”, que são pesquisadas 22.000 vezes por mês. Agora você coloca sua marca na frente de 260.000 pessoas adicionais a cada ano, o que resulta em 65.000 visitantes qualificados no site a cada ano.
Agora, seu site passou de 250.000 visitantes anuais para 300.000.
Cada artigo adicional tem o potencial de aumentar significativamente os visitantes qualificados do seu site a cada mês. Para adicionar isso, outros sites apontam para fontes de informações úteis. Cada um desses links ajuda a direcionar visitantes do site mais qualificados ao artigo ao qual está vinculado, bem como às outras páginas do site.
9. O marketing de conteúdo aumenta seus seguidores nas mídias sociais
Cada cliente em potencial que encontra conteúdo valioso no seu site se torna um defensor em potencial da sua marca.
Muitos desses leitores o seguirão no Facebook, Instagram ou no Twitter, para que possam se manter atualizados sobre os futuros artigos que você escrever. Muitos desses leitores também compartilharão seus artigos com amigos e familiares nas mídias sociais, o que ajuda a aumentar exponencialmente seus seguidores ao longo do tempo.
10. O marketing de conteúdo gera mais visibilidade para as páginas dos seus produtos
O marketing de conteúdo, direta e indiretamente, direciona significativamente mais pessoas para as páginas dos seus produtos.
Diretamente:
Supondo que você escreva artigos relacionados ao que você vende, muitos desses leitores visitarão as páginas de seus produtos após a leitura dos artigos (especialmente se os artigos apontarem para essas páginas de produtos).
Indiretamente:
Quando você escreve o conteúdo do blog kickass, outros sites são vinculados a esse conteúdo.
Os mecanismos de pesquisa olham para cada novo backlink como um testemunho de que seu artigo é um recurso útil. E cada página que o seu artigo vincula também é vista como um recurso mais útil.
Portanto, o artigo do blog vinculado à página do seu produto envia um pouco de amor à sua página do produto toda vez que alguém vincula esse artigo.
Quanto mais amor você enviar para as páginas dos seus produtos, maior será a sua classificação no Google quando seus clientes estiverem prontos para comprar de você. Por exemplo, se sua página de seguro residencial obtiver links suficientes em seu blog, ela poderá começar a ser classificada como "serviços de seguro residencial".
11. O marketing de conteúdo facilita muito a vida da sua equipe de atendimento ao cliente
Sua equipe de atendimento ao cliente responde às mesmas perguntas todos os dias?
Seja como redefinir sua senha ou usar seu produto, escreva uma resposta informativa para essas perguntas. Compile essas informações em uma postagem de blog ou em uma série de postagens de blog que sua equipe de atendimento ao cliente possa compartilhar quando receberem essas perguntas regulares.
Muitos clientes ainda encontrarão essas respostas por meio de uma pesquisa on-line, em vez de entrar em contato com a equipe de atendimento ao cliente, para começar.
12.… assim como sua equipe de vendas
Agora, entre em contato com sua equipe de vendas e pergunte quais perguntas eles recebem diariamente. Escreva conteúdo útil sobre essas perguntas / preocupações comuns de vendas que os clientes potenciais fazem.
Agora entregue esses artigos para sua equipe de vendas. Peça que aprimorem esses artigos com base no que eles veem gerando os melhores resultados para sua equipe.
Parabéns. Seu site acabou de se tornar seu novo melhor vendedor (e funciona para você 24/7).
13. O marketing de conteúdo escala seu público de redirecionamento
Uma das estratégias de marketing mais eficazes para empresas de comércio eletrônico é configurar anúncios gráficos de seus produtos para aqueles que visitam suas páginas de produtos, mas ainda deixam o site antes de comprar um produto.
Os profissionais de marketing de conteúdo podem adotar a mesma abordagem.
Digamos que você escreva um artigo sobre as 5 principais perguntas a fazer antes de comprar um colchão novo. Aqueles que tiverem tempo para ler o artigo provavelmente comprarão um colchão novo nos próximos meses. Então, por que não configurar anúncios gráficos de alguns de seus principais colchões para esses leitores?
Então, como você inicia o marketing de conteúdo?
Faça a si mesmo a seguinte pergunta: tenho tempo para aprender marketing de conteúdo e adotar uma abordagem de bricolage ou faz mais sentido fazer parceria com uma equipe que faz isso todos os dias?
Por que sua equipe deve investir em marketing de conteúdo?
Simplificando, não há melhor investimento de marketing a longo prazo do que o marketing de conteúdo. É o serviço de marketing que fornece um retorno sobre o investimento, sem irritar seus clientes.
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