A importância do Marketing de Conteúdo para e-commerce

A importância do Marketing de Conteúdo para e-commerce

A importância do Marketing de Conteúdo para e-commerce

Há alguns anos, o marketing de conteúdo nada mais era do que uma nova e empolgante forma de marketing para o comércio eletrônico. Hoje, evoluiu para uma potência de marketing necessária para todos os negócios que precisam ter sucesso na internet. Para quem está se perguntando se o marketing de conteúdo é importante para seus negócios, a resposta seria um firme SIM!

Quase três séculos atrás, um homem que usava o pseudônimo Richard Saunders se tornou a primeira pessoa conhecida a usar o marketing de conteúdo para publicidade (Google it!). Isso o impulsionou a se tornar um empresário de sucesso – e presidente dos Estados Unidos.

Anos depois, muito depois da era de Saunders (também conhecido como Benjamin Franklin), o marketing de conteúdo tornou-se a abordagem de negócios obrigatória com um valor de mercado de mais de US$ 50 bilhões, com esperança de gerar mais de US$ 135 milhões em receita até 2026.

O marketing de conteúdo tem a capacidade de aumentar o tráfego orgânico, garantindo que todos os leads sejam de alta qualidade para qualquer negócio. Se você está procurando uma estratégia que crie reconhecimento de marca e produto enquanto gera leads de qualidade para vendas saudáveis, você precisa tirar o conteúdo do segundo plano e colocá-lo no centro de seus esforços de marketing.

Usar conteúdo bem executado e estratégico pode atrair o público certo para qualquer site de negócios. Isso melhora as chances de conversões e, eventualmente, vendas. A melhor maneira de trazer tráfego para um site de comércio eletrônico é desenvolver conteúdo para otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), blogs e marketing de mídia social. Embora muitos fatores influenciem essas categorias, tudo se resume à qualidade do conteúdo criado para cada categoria.

Geralmente, o conteúdo de alta qualidade tem mais valor para o seu público, e isso determina a probabilidade de eles quererem se envolver mais com sua marca. Quanto mais eles se envolverem com sua empresa ou site, mais fácil será criar confiança entre eles e sua marca, aumentando a probabilidade de retê-los como clientes em potencial. É assim que as empresas de comércio eletrônico podem obter retornos significativos por meio do marketing de conteúdo.

Então: Como você faz o marketing de conteúdo da maneira certa e beneficia o seu negócio? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como usar o marketing de conteúdo para sua marca de comércio eletrônico.

O que é Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo pode ser definido como um método de marketing estratégico que envolve a criação e distribuição de uma ampla gama de conteúdo online. O marketing de conteúdo visa atrair, engajar, informar, entreter e converter um leitor, fornecendo conteúdo valioso e relevante. Com um bom conteúdo, uma marca também pode aumentar a fidelidade à marca e garantir a retenção de clientes.

O marketing de conteúdo destina-se a atrair o público certo para um negócio, o que acaba gerando lucros.

Pense assim:

Nos métodos tradicionais de marketing e publicidade, uma empresa se concentra mais em dizer ao seu público-alvo que é incrível e merece o envolvimento do usuário. O marketing de conteúdo é mais sobre mostrar ao seu público-alvo que você é bom no que faz. A estratégia de criação de conteúdo para conduzir essa narrativa é o que chamamos de marketing de conteúdo.

Ter a capacidade de criar conteúdo incrível para o seu negócio de comércio eletrônico é uma ferramenta poderosa. Depois de criar conteúdo para o seu site, ele se torna seu.

Tipos de marketing de conteúdo no e-commerce
Blog
O blog é uma das formas de conteúdo mais usadas no marketing de comércio eletrônico. Empresas e blogueiros usam o conteúdo do blog para criar seguidores leais e monetizar esses seguidores. As postagens do blog são especialmente eficazes quando feitas para SEO.

SEO é um aspecto importante de qualquer plano de marketing de conteúdo de entrada. O marketing de entrada refere-se a qualquer forma de marketing destinada a direcionar o tráfego de volta para um site de comércio eletrônico. Com o SEO, você pode criar conteúdo valioso que ficará visível nos resultados dos mecanismos de busca, colocando sua empresa na frente do público-alvo certo.

O blog é um dos métodos mais acessíveis de marketing de um negócio. Se uma empresa não tiver a equipe certa internamente, ela também pode terceirizar serviços de redação de conteúdo, mantendo o custo de marketing baixo.

Para que os blogs funcionem para sua estratégia de marketing, você precisa se concentrar em escrever conteúdo de formato longo que seja otimizado para pesquisa. Isso ajuda a direcionar o tráfego orgânico para o site da sua empresa, mantendo os gastos com anúncios baixos.

Infográficos
Embora o conteúdo informativo seja útil, ele pode rapidamente se tornar denso e sem graça, o que não é ideal para um público com pouco tempo de atenção (ou seja, quase todo mundo na internet hoje).

Infográficos são simplesmente representações de dados visuais que explicam criativamente um tópico. Para usar com sucesso esse tipo de conteúdo para marketing, os profissionais de marketing usam ícones, imagens, texto, dados, diagramas e gráficos para contar uma história.

Os infográficos são excelentes adições às postagens do blog e podem ser usados ??por qualquer empresa interessada em aumentar o engajamento nas mídias sociais. Os recursos visuais em um infográfico facilitam a leitura e o consumo.

Para que os infográficos funcionem para o seu negócio, você precisa encontrar e usar estatísticas compartilháveis. Este e você ganha exposição e backlinks sempre que um mercado de conteúdo se refere ao seu infográfico.

Podcasts
Um podcast é um arquivo de áudio digital distribuído online, na maioria das vezes em parcelas. Os consumidores podem acessar e baixar esse conteúdo, ouvi-lo em um site ou acessá-lo por meio de aplicativos de streaming como o Spotify.

Podcasts são formas de conteúdo altamente acessíveis que podem ser usadas para capacitar os consumidores a obter informações enquanto dão atenção a outras tarefas.

Seu público pode ouvir seus podcasts enquanto corre, dirige e até cozinha. Esse tipo de conteúdo é ideal para um público que está sempre em movimento. Uma empresa pode usar podcasts para criar reconhecimento de marca e gerar leads para a marca. Podcasts também são excelentes oportunidades para novos fluxos de receita por meio de patrocínio e marketing de afiliados.

Para usar podcasts com sucesso para o seu comércio eletrônico, você precisa convidar especialistas relevantes em seu nicho. Isso ajudará você a estabelecer seu podcast como uma fonte confiável, gerando interesse entre seu público-alvo.

Webinars
Mais de 74% dos profissionais precisam de mais treinamento baseado no trabalho para atingir todo o seu potencial. A popularidade dos webinars aumentou à medida que os profissionais buscam maneiras gerenciáveis ??de aprender novas habilidades, acompanhar as tendências e aproveitar ao máximo a tecnologia disponível.

Pelo menos 73% das empresas business-to-business (B2B) geram a maioria de seus leads de alta qualidade a partir de webinars. Os webinars oferecem à sua empresa uma boa oportunidade de se envolver com seu público-alvo, agregando valor e estabelecendo sua marca como líder de pensamento.

Para que os webinars funcionem para o seu negócio, você pode gravar e reproduzir webinars sob demanda sobre tópicos fundamentais.

Estudos de caso
Um estudo de caso é simplesmente um conteúdo criado com o único propósito de delinear o sucesso de uma empresa com os clientes. Esse conteúdo é especialmente eficaz para negócios B2B que envolvem mais risco e compras de custo mais alto.

Ao escrever um estudo de caso, sempre destaque seus clientes antes de seu produto. Um estudo de caso é uma história sobre seus clientes que mostra como sua marca desempenha um papel bem-sucedido e de apoio. Destacar um cliente satisfeito ajuda a afirmar aos clientes em potencial sua capacidade de entregar resultados.

Para que os estudos de caso funcionem para o seu negócio, certifique-se de incluir detalhes muito específicos sobre a história de sucesso de um cliente enquanto quantifica resultados positivos sempre que necessário.

Depoimentos e comentários de clientes
Depoimentos e avaliações de clientes são tipos de conteúdo gerados a partir do seu público-alvo. Eles são especialmente eficazes para negócios de comércio eletrônico muito específicos de nicho e fornecem uma breve sinopse do que torna seu negócio diferente.

A Nike é uma marca que usa depoimentos de atletas de alto nível para comercializar calçados e roupas, com a maior parte do conteúdo comercial vindo de avaliações e endossos de celebridades. Você pode se beneficiar ao incluir avaliações de clientes em seu site e em outros materiais promocionais.

Por que o marketing de conteúdo é importante para o comércio eletrônico?
Existem muitos benefícios associados à criação de conteúdo relevante para o seu negócio. Com o marketing de conteúdo, você pode aumentar a reputação da marca atendendo seu público com conteúdo relevante e útil por meio de infográficos, postagens em blogs, apresentações, vídeos e postagens em mídias sociais.

Pelo menos 70% das empresas estão investindo em marketing de conteúdo. Com o marketing de conteúdo, você pode contar a história da sua marca de forma envolvente e autêntica. Aqui estão alguns benefícios do marketing de conteúdo para empresas de comércio eletrônico:

  • Gera confiança e fidelidade à marca
  • Aumenta a visibilidade e o reconhecimento da marca
  • Gera leads de alta qualidade e direciona o tráfego
  • Melhora a classificação de SEO do site
  • Constrói relacionamentos com os clientes
  • Melhora a comunicação empresa-cliente
  • Movimenta os clientes pelo funil de vendas
  • Oferece valor genuíno aos clientes e à comunidade

Os objetivos do marketing de conteúdo para marcas de comércio eletrônico

Geração de Leads
Embora direcionar o tráfego para um site seja a principal agenda de marketing para as empresas, atingir esse objetivo pode ser inútil sem uma estratégia para converter esse tráfego em leads. Uma maneira de gerar leads a partir do tráfego da web é usando o conteúdo.

Toda empresa precisa ter conteúdo que informe todas as etapas da jornada de seu cliente. Isso facilita a conversão de visitantes em leads, que posteriormente podem ser convertidos em clientes compradores. Você precisa de conteúdo cativante e envolvente para todas as fases de sua jornada em seu site. Esse conteúdo deve orientá-los a tomar melhores decisões de compra mais rapidamente.

Conversão e Nutrição de Leads
De acordo com uma pesquisa do Aberdeen Group, o conteúdo desempenha um papel significativo na geração de conversões. Com base nas estatísticas, empresas e marcas que usam marketing de conteúdo obtêm pelo menos 6% mais conversões em comparação com empresas que não usam marketing de conteúdo.

Criar conteúdo relevante para seu público-alvo é a maneira mais fácil de gerar mais tráfego para seu site e transformar esse tráfego em leads de alta conversão. Este sucesso é visível através do aumento de vendas e receitas para o seu negócio. 

Apesar de os resultados podem não serem imediatos, eles surgem com o tempo, tornando o marketing de conteúdo uma estratégia ideal de geração de receita a longo prazo.

Aumento de vendas
Em última análise, o objetivo número um de qualquer estratégia de marketing é ganhar dinheiro com as vendas. Isso só é possível quando um produto ou serviço é colocado na frente do público certo. O conteúdo é uma das maneiras mais fáceis de garantir que você coloque sua marca na frente de seu público-alvo.

Para que isso funcione, você precisa otimizar seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa usando palavras-chave relevantes para garantir que seu site seja listado sempre que um cliente-alvo pesquisar seus produtos ou serviços. Uma vez que sua empresa está na visão do seu público-alvo, você precisa dar a eles um motivo para se engajar com sua marca por meio de conteúdo de qualidade. Este conteúdo deve abordar as suas preocupações e responder às suas perguntas.

Upselling e Cross Selling
Pelo menos 32% dos clientes fazem pedidos seguindo guias de produtos e recomendações da mesma empresa dentro de um ano após a conversão. Em última análise, um dos objetivos do uso do marketing de conteúdo deve ser gerar mais vendas de clientes convertidos por meio de upselling ou cross-selling.

Na venda cruzada, você pode usar o conteúdo para informar os clientes sobre os produtos existentes que podem complementar os produtos adquiridos anteriormente. Por exemplo, você pode vender uma capa protetora de telefone para clientes que compram um telefone em seu site de comércio eletrônico. Ter um blog detalhado sobre a importância de ter uma capa protetora para o telefone aumentará as chances de converter o leitor em um comprador de retorno para o item que o blog promove.

Você também pode usar o marketing de conteúdo para fazer upsell para o seu cliente, mostrando a eles a necessidade de comprar uma atualização do item em que estão interessados.

Por exemplo, se você vende reformas de quartos, pode usar o marketing de conteúdo para informar aos potenciais compradores o benefício de comprar um conjunto de quarto inteiro em vez de substituir apenas um item.  


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