Construir um negócio de comércio eletrônico é mais do que simplesmente colocar suas listagens de produtos na web. É muito mais complicado do que isso. Assim como administrar um varejo físico ou uma instalação de produção, o mesmo nível de pensamento e planejamento estratégico também é usado para construir e administrar seu negócio de comércio eletrônico.
E ao pensar desta forma, você conseguirá aproveitar o ambiente digital para automatizar e otimizar muitas das tarefas e atividades que exigiriam intervenção humana.
Mas quando se trata de selecionar uma plataforma de comércio eletrônico, você deve lembrar que seu site de comércio eletrônico ditará as 4 coisas a seguir:
Crescimento: Com que rapidez sua empresa é capaz de crescer?
Custos de funcionamento: Isso inclui o custo de construção de sua plataforma de comércio eletrônico e os custos contínuos de desenvolvimento e manutenção.
Engajamento do cliente: como você pode controlar como seus clientes interagem com sua empresa.
Objetivos: A plataforma de comércio eletrônico certa permitirá que você forneça o serviço que deseja alcançar.
É importante ressaltarmos que muitos fornecedores de comércio eletrônico tendem a se concentrar em questões como design, marca UX e conteúdo. Mas os problemas reais de comércio eletrônico são encontrados no processo de negócios, no envolvimento do cliente e na geração de leads. Todos esses processos podem ajudá-lo a determinar se você está obtendo um ROI saudável em sua plataforma de comércio eletrônico.
Por que usar uma plataforma de e-commerce?
Simplificando, se você não tiver uma plataforma de comércio eletrônico, é impossível competir online. Uma plataforma de comércio eletrônico é a espinha dorsal de uma empresa de varejo online, seja para uma empresa B2B ou B2C. Além disso, a plataforma de comércio eletrônico certa pode ajudar a simplificar a forma como sua empresa interage com seus clientes, clientes e funcionários.
As plataformas de comércio eletrônico são essencialmente aplicativos de software que permitem que as empresas executem funções complexas tanto no front-end quanto no back-end. Isso inclui CRM, gerenciamento de estoque, comércio móvel, web design e controle do armazém.
Antes mesmo de termos soluções especializadas de comércio eletrônico, as empresas precisavam construir sua própria plataforma internamente por sua equipe de TI e desenvolvimento. O que era trabalhoso e caro. Essas soluções autoconstruídas eram geralmente não escaláveis, difíceis de manipular e não eram capazes de se integrar a outras soluções de software usadas pelo negócio.
Hoje, o método construa você mesmo é usado por uma pequena minoria de empresas, mas agora temos uma variedade de soluções especializadas, incluindo plataformas de código aberto “gratuitas” que você pode pagar para construir de acordo com seus requisitos, software proprietário que também pode ser personalizado com uma equipe de desenvolvedores, plataformas existentes como Amazon ou Walmart onde você se cadastra para vender seus produtos, ou plataforma pronta hospedada na nuvem.
Exploraremos cada um desses tipos de plataforma de comércio eletrônico mais adiante neste guia.
Qual é a melhor plataforma de e-commerce?
Selecionar uma plataforma de comércio eletrônico com base em sua popularidade não é o melhor caminho. A verdade é que a melhor plataforma de comércio eletrônico é aquela que entrega com sucesso os resultados e objetivos que você definiu para o seu negócio.
Esses objetivos podem ser coisas simples, como aumentar a receita, melhorar o envolvimento do cliente ou entrar ou criar um novo mercado. Ou eles podem ser complexos onde você tem muitas partes interessadas envolvidas que têm objetivos conflitantes. É aqui que uma liderança forte é necessária para colocar todos na mesma página; sem ele, seu projeto de comércio eletrônico terá dificuldades para decolar.
Além disso, a plataforma de comércio eletrônico certa deve se encaixar bem com o conhecimento técnico atual de sua equipe. Por exemplo, se você selecionar uma plataforma de comércio eletrônico extremamente popular, mas com uma alta barreira de entrada, isso não funcionará bem com uma equipe com pouca experiência técnica. Nesse caso, você terá que elaborar uma equipe técnica para ajudá-lo a atingir seu objetivo final.
Outro fator que pode determinar sua escolha é o cenário competitivo do seu negócio. Se você competir em um setor de ritmo acelerado, onde encontrará uma infinidade de disrupções tecnológicas, precisará de uma plataforma que possa se mover e se ajustar na mesma velocidade de seus negócios.
Dica profissional: entenda seus objetivos de negócios em detalhes antes de começar sua busca por uma plataforma. Descubra o que é possível e quais impactos essa mudança terá nas pessoas, clientes e fornecedores com quem você lida.
As estratégias e ferramentas digitais são o motor que você precisa. Para funcionar é preciso contar com uma equipe profissional. Entre em contato, vamos conversar!