Como definir um mix de produtos atrativo para sua loja virtual

Como definir um mix de produtos atrativo para sua loja virtual

Como definir um mix de produtos atrativo para sua loja virtual

Definir o mix de produtos é, certamente, uma das decisões mais importantes do seu negócio e que pode, inclusive, definir o sucesso ou fracasso do seu empreendimento. 

Segue alguns pontos importantes tanto na criação quanto operação do seu e-commerce

Entenda a fundo o seu negócio
Antes de tudo, é fundamental mergulhar no seu negócio para identificar os objetivos e capacidade operacional. Algumas perguntas importantes a serem respondidas:

  • Qua é o nicho de mercado da empresa?
  • Quais produtos são oferecidos pela concorrência?
  • Quais são as regiões de atuação da loja online?
  • Qual é o porte do empreendimento?
  • Qual é a sua capacidade produtiva ou de estoque?
  • Como esta a eficiência logística?

Conheça o seu público
Saber para quem você irá vender é fundamental. Elabora tanto uma visão de públicos gerais quanto uma ou duas personas que representam o cliente ideal da sua loja.

É importante se basear em dados nessa etapa. São válidos: pesquisa de mercado, análise dos dados que você já possui e entrevistas com clientes reais.

Analise o histórico e vendas
Ao analisar o histórico buscando identificar mercadorias com maior fluxo de saída e sazonalidades você descobrirá oportunidades. Os chamadados Produtos Estrelas, que trazem a maior parte do faturamento da loja virtual. Além disso esteja de olho nos produtos com maior margem de lucro e que merecem estratégias específicas.

A força de forçar em nicho de mercado
Antes de oferecer centenas ou milhares de produtos, começe um trabalho bem feito em apenas algumas categorias de produtos. Tanto para aprender quanto fortalecer o nome em um segmento específico. A experiência lhe dirá o melhor momento para expandir a oferta de produtos.

Atente-se à relação entre produtos vendidos
Uma estratégia interessante é identificar os produtos que são carros-chefes do negócio e, então, encontrar itens que complementem o uso das suas ofertas principais.

Se você vende eletrônicos, como notebooks e celulares, é interessante realizar o upsel com acessórios para esses aparelhos como carregadores, fones de ouvidos, capas protetoras, mouse, teclado.

Mantenha-se atento à concorrência
Se você quer um mix de produtos competitivo analise seus concorrentes e o que estão oferecendo para o público-consumidor.

Observe a variedade de itens, marcas, preços, forças e fraquezas de cada empresa. São informações importantes tanto para descobrir oportunidades quanto encontrar lacunas que não estão sendo atendidas pelo mercado e que o seu negócio pode aproveitar para crescer.

Considere as sazonalidades
São os produtos sujeitos à flutuação de demanda do consumidor em diferentes períodos. Use isso para definir o mix de produtos, criar kits e promoções.
Há produtos que só fazem sentido no inverno, no Natal ou para determinadas regiões. Ali você também encontra oportunidade de inovar e aumentar as vendas em períodos específicos.

Faça testes e avalie os resultados
Para acompanhar a demandas dos consumidores, as sazonalidades e a marca relevante é preciso ter mentalidade de testes. Como testes A/B no layout, em peças públicitárias, em posiconamento de itens dentre outros.


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