O que é um Chatbot e como ele pode melhorar meu negócio?

O que é um Chatbot e como ele pode melhorar meu negócio?

O que é um Chatbot e como ele pode melhorar meu negócio?

Os chatbots se tornaram um método para aprimorar a experiência do cliente e as estratégias digitais on-line para empresas de todos os setores. Os desenvolvimentos em IA estão tornando os chatbots mais flexíveis do que nunca. Eles podem ser programados para se comunicar com várias APIs para responder a uma ampla variedade de solicitações, proporcionando mais flexibilidade, colaboração e conveniência no espaço CX digital.

Os chatbots permitem que seus clientes se comuniquem com sua empresa com maior facilidade e também oferecem benefícios assistivos para seus funcionários. Este artigo responderá a perguntas críticas sobre chatbots e como a implementação de um em sua estratégia de atendimento ao cliente omnichannel é benéfica para seus negócios.

O que é um chatbot de autoatendimento?
Os chatbots de autoatendimento são aplicativos de software automatizados que se envolvem em conversas ao vivo com clientes por meio de texto ou tecnologia de texto para fala.

Os chatbots estão habilitados para ajudar os clientes com solicitações simples e diretas que podem ser resolvidas sem intervenção humana. Os chatbots interagem com os clientes como parceiros de conversação e, se o chatbot não conseguir resolver as consultas dos clientes, eles podem conectar rapidamente o cliente a um agente humano.

De acordo com um estudo realizado pela Opus Research, 48% dos clientes estão felizes em se envolver com um chatbot e 35% dos clientes querem ver mais IA de chatbot durante toda a jornada do cliente.

Os consumidores de experiência do cliente agora esperam se envolver com empresas que oferecem interações rápidas, convenientes, pessoais e sem complicações. Todas essas expectativas podem ser facilmente facilitadas pela introdução de um chatbot bem programado em sua estratégia omnichannel.

Os chatbots eliminam atritos desnecessários ao longo da jornada do cliente e oferecem uma experiência de comunicação perfeita que seus clientes ocupados apreciarão. Eles tornam seu negócio mais conveniente para os clientes e melhoram muito seus resultados de CX digital.

Como os chatbots beneficiam os clientes?
Embora os chatbots já existam há algum tempo, muitos proprietários de empresas não estão familiarizados com eles. Aqui está um rápido detalhamento de como um chatbot pode melhorar a experiência digital do cliente.

Suporte em tempo real
Os chatbots fornecem aos clientes respostas imediatas às suas perguntas a qualquer hora do dia. Juntamente com o suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, eles até armazenam dados de conversas, para que os clientes possam continuar exatamente de onde pararam durante a visita anterior.

Minimizar erros
A substituição de algumas funções de atendimento ao cliente por chatbots reduz os casos de erro humano e pode aumentar significativamente a satisfação do cliente.

Personaliza a jornada do cliente
Os chatbots podem oferecer recomendações personalizadas para os clientes com base em suas preferências, garantindo que cada cliente se sinta especial e que seu CX seja adaptado para se adequar a eles de forma exclusiva.

Benefícios para empresas
Construir chatbots em fluxos de trabalho existentes pode levar sua empresa para o próximo nível. Aqui estão alguns dos principais benefícios que os chatbots podem trazer para o seu negócio e para a experiência digital do cliente.

Custos comerciais mais baixos
A implantação de chatbots economiza dinheiro ao empregar agentes humanos de atendimento ao cliente. Além disso, os chatbots lidam com consultas simples, deixando seus agentes ativos se concentrarem em trabalhos mais complexos.

Maior ROI
Um chatbot sofisticado tem o potencial de reduzir o volume de chamadas, aumentar a taxa de engajamento e converter navegadores casuais em compradores.

Humaniza sua marca
Um chatbot bem programado não passará no teste de Turing, mas os clientes preferem conversar para resolver seu problema em vez de percorrer as perguntas frequentes - seja com um humano ou chatbot.

Como começar a usar um chatbot
Para começar a usar um chatbot, primeiro você deve adicionar um ao seu site. Você pode fazer isso codificando-o em seu site do zero ou usando um construtor de chatbot.

Os criadores de chatbot codificados são uma opção tentadora para pequenas e médias empresas e empresas de grande escala que são novas em IA, mas codificar um chatbot por conta própria tem muitas desvantagens que podem acabar custando mais tarde.

Os criadores de chatbots baseados em código automatizados são demorados, caros se você errar.

Um chatbot sem código como o permite que as marcas construam seu próprio chatbot sem a necessidade de código. O recurso Chat Flow da Clickatell é uma solução de autoatendimento 24 horas que pode ajudar seus clientes a:

  • Encontrar a loja mais próxima;
  • Verificar os horários de funcionamento;
  • Confirmar itinerários de viagem;
  • Rastrear pedidos;
  • Confirmar e cancelar compromissos.

Como a Plus Web pode ajudar
O autoatendimento é o novo atendimento ao cliente. Dar a seus clientes a opção de resolver seus próprios problemas aumenta a satisfação do cliente e tem um impacto positivo significativo nos resultados de CX e na jornada digital do cliente.

A Plus Web pode ajudá-lo a começar a usar chatbots, ajudando você a integrá-los às suas estratégias de marketing digital existentes. Nossas soluções de chatbot automatizadas ou omnichannel transferem seus clientes para agentes ao vivo instantaneamente, podem oferecer uma vantagem competitiva e posicionar sua marca no centro de seu mercado-alvo.

Criar um atendimento ao cliente omnichannel que agregue valor à sua marca é fundamental para ajudar sua empresa a se destacar e crescer. Se você deseja aprimorar a experiência do cliente digital, conecte-se com um especialista da Plus Web hoje para explorar como melhorar o envolvimento do cliente, o ROI e o CX digital.


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