Atualmente, um elemento-chave para todas as empresas, que garantirá longevidade e saúde para seus negócios, é a automação de marketing. Quando criei minha agência de marketing e comecei a empreender, vivi muitas dificuldades que poderiam ter sido evitadas pela criação de processos automatizados. Havia muitos gastos com campanhas de marketing em diferentes canais, além de altas despesas também com o processo do funil de vendas e suporte aos meus clientes.
Hoje, utilizando a automação de marketing em diversos procedimentos do meu negócio — como, por exemplo, campanhas de marketing, funil de vendas, atendimento e suporte eficiente aos clientes, entre outros — consigo impulsionar minhas taxas de conversão e gerar mais leads. E faço tudo isso gastando muito menos do que gastaria se optasse por um modo obsoleto de gestão de estratégias de marketing.
Ao longo da trajetória de evolução da agência, utilizei 5 ferramentas para fazer automação de marketing, sempre buscando a mais completa, eficiente e que me permitisse ter liberdade criativa, personalização e suprisse todas as minhas necessidades.
A plataforma de automação de marketing oferecida pela SendPulse é a mais completa e a que mais atendeu às minhas expectativas. Com ela, posso automatizar campanhas inteiras de e-mail marketing, SMS e notificações web push. Além disso, disponho de um serviço excelente de chatbots que automatizam o funil de vendas e o atendimento aos clientes, de modo sempre eficiente e útil. A plataforma permite criar um chatbot para WhatsApp que é a escolha mais popular para um negócio online, mas você também pode configurar chatbots para Instagram, Facebook, Telegram e Viber. Também conto com os serviços de pop-ups inteligentes, CRM, criador de cursos e landing pages e Automação 360. A plataforma permite, inclusive, que eu realize a integração entre os serviços oferecidos, para que todas as estratégias de marketing sejam geridas de um mesmo lugar.
Com a SendPulse, consigo pôr em prática estratégias de automação de marketing multicanal, estabelecendo, assim, uma comunicação proveitosa com os meus clientes e melhorando a experiência de todo o meu público.
Veja, a seguir, um panorama de tudo que é possível automatizar parcial ou totalmente com a plataforma da SendPulse:
Exemplo de fluxo de automação na plataforma SendPulse
Outras vantagens do serviço da SendPulse que fizeram toda a diferença para mim são: a Automação 360, que me permite automatizar todo o processo pelo qual meus clientes passam até adquirirem o produto desejado, a integração entre os serviços, que me permite fazer automação de campanhas de marketing multicanal e multiplataforma, e a integração de meios de pagamento aos sites da minha empresa, que facilitam o percurso de compra dos clientes.
Para alguns de vocês, esta plataforma será útil mesmo se você não tiver um site, porque você pode criar uma landing page e integrá-la com o restante das ferramentas oferecidas.
A SendPulse oferece planos gratuitos excelentes e cheios de funcionalidades. Veja, abaixo, um pouco das funcionalidades da plataforma:
Veja, a seguir, algumas das limitações de cada um dos planos oferecidos pela SendPulse:
Os planos pagos têm valores a partir de R$ 30,00/mês, com 10% de desconto no plano semestral e 20% no anual.
Até hoje, os serviços da SendPulse têm se destacado entre as plataformas de automação de marketing que experimentei, e qualquer custo que eu tenha tido foi o primeiro passo para um lucro muito maior para o meu negócio.
A plataforma de automação de marketing Mailchimp também é uma boa opção para realizar campanhas, administrar funis de venda, gerenciamento de público e obter análises de desempenho. Entre as ferramentas de automação gratuitas, é uma das que mais dispõe de funcionalidades.
Com a Mailchimp, é possível automatizar processos de atendimento ao cliente e campanhas de marketing de modo satisfatoriamente profissional. A plataforma permite automatizar os seguintes processos:
Além disso, há a possibilidade de fazer testes A/B e integração gratuita com o Wordpress. No entanto, as suas limitações de personalização nunca me fizeram sentir que eu estava construindo a identidade certa para o meu negócio, quando utilizei a plataforma.
Exemplo de fluxo de automação na plataforma Mailchimp
A plataforma oferece um plano gratuito (que apresenta consideráveis limitações) e outros planos até o Premium, que chega a custar a partir de R$1.670 por mês. Veja algumas das limitações de cada plano abaixo:
Quando ainda não há uma estrutura forte na empresa para a realização de projetos de automação, a Mailchimp serve satisfatoriamente com seus recursos, principalmente em questão de custo-benefício. Mas, ainda assim, não se aproxima das vantagens gratuitas ou a baixo custo oferecidas pela SendPulse, por não possuírem chatbots automatizados e pop-ups inteligentes, para que todos os processos se tornem mais dinâmicos, baratos e úteis ao cliente.
A Mailchimp disponibiliza um plano gratuito que fornece recursos para campanhas de e-mail, modelos pré-criados. Este plano possui suporte por e-mail (em inglês) apenas durante os primeiros 30 dias. Já os planos pagos possuem recursos mais avançados (como visto acima), com preços a partir de R$ 55,00/mês para 500 contatos.
A ferramenta peca pela limitação de seus planos gratuitos, que são pouco personalizáveis e dispõem de poucas ferramentas automatizadas.
A RD Station é uma das plataformas de automação mais utilizadas, hoje, no Brasil, e possui quase todas as funcionalidades de seus concorrentes. Há, no ambiente da RD Station, ofertas dos serviços de e-mail marketing, criador de landing page, de integração entre apps, importação de contatos e automação de marketing. Com ela, é possível fazer análises de SEO, gerar leads e conduzir fluxos de automação.
Exemplo de fluxo de automação na plataforma RD Station
Entre os benefícios que podemos destacar da plataforma, estão:
Além disso, outros pontos negativos do serviço dizem respeito aos valores dos planos e às funcionalidades do pacote básico. O pacote Light custa R$50,00 ao mês, enquanto o Enterprise, R$2.659 ao mês. E, nos planos mais acessíveis, há extrema limitação de personalização e de aplicação de estratégias de marketing realmente eficientes. Na versão de teste da plataforma (não plano gratuito), fica à disposição do usuário apenas a automação de e-mails, o que causa extrema limitação de automações de marketing, visto que se restringe as campanhas a apenas um canal. E, por isso, a RD Station acaba não sendo, no geral, a plataforma mais atrativa para automação de marketing.
A Sendinblue é uma ferramenta de marketing relativamente completa, de uso crescente na Europa. A plataforma oferece recursos de qualidade, visualmente atraentes e que levam a resultados interessantes de e-mail, notificações web push, entre outros meios.
Na plataforma, há oferta de serviços de e-mail marketing, SMS marketing, automação de marketing, segmentação (ferramentas para análise e divisão de consumidores em subgrupos que apresentam características específicas), chatbots para Instagram, Facebook Messenger e Whatsapp, SMTP e campanhas por Whatsapp. Assim, a Sendinblue possui uma gama interessante de possibilidades em seus domínios.
Podemos citar alguns benefícios da ferramenta de automação:
Exemplo de fluxo de automação na plataforma Sendinblue
No entanto, para usufruir de ferramentas essenciais a uma campanha de marketing eficiente, apenas os planos pagos são úteis. Veja, a seguir, algumas das limitações de cada plano oferecido:
A Sendinblue tem um plano gratuito com campanhas de SMS e WhatsApp, e-mails transacionais, templates personalizáveis, mas limita os cliques diários e carece de recursos avançados. O plano mais popular da plataforma é o Business.
O plano Business possui mensalidade de R$249,00, enquanto que o Enterprise deve ser consultado com o time de vendas da Sendinblue, para a elaboração de um valor com base nas exigências e necessidades do contratante. Sendo assim, embora a Sendinblue ofereça bons serviços, o investimento necessário para realizar automações eficientes (além de usufruir de outros recursos da plataforma) acaba sendo muito elevado, o que dificulta o crescimento de pequenos negócios.
A plataforma Fleeg é também uma das queridinhas de profissionais da área de marketing. Há, nela, recursos para automação de e-mail marketing, integração com site e criação de landing page. Além disso, também existe a oferta de serviço de CRM e análise de ranking de vendas.
Exemplo de fluxo de automação na plataforma Fleeg
Entre os benefícios da Fleeg podemos destacar:
A Fleeg possui um plano gratuito que permite até 250 contatos cadastrados, limite de 15 oportunidades ativas (pipeline de vendas), gestão de produtos ilimitado e 100 envios de e-mails/mês. Este plano possui limitações, como ausência de CRM, gestão de leads, modelos de e-mails para personalização, ferramenta de automação de processos e outros recursos avançados. O plano pago mais barato disponível é R$99,00/mês, com economia de 17% no pagamento do plano anual. O teste grátis dos planos pagos tem o período de dez dias.
Veja, abaixo, algumas das limitações e vantagens de cada um dos planos:
Para fazer uma escolha bem acertada, é preciso conhecer bem o seu público, quais canais ele utiliza, o tom de voz da sua marca e assim construir fluxos inteligentes de automação para colocar os leads da maneira mais leve possível na jornada de compra. Dessa forma, há maiores chances de gerar conversões.
Por isso, estude bastante as possibilidades e use esta lista para tomar uma decisão. Considere as principais vantagens e desvantagens de cada ferramenta, e qual o alcance deseja atingir com suas campanhas. Assim, economiza tempo e dinheiro em suas estratégias.
As estratégias e ferramentas digitais são o motor que você precisa. Para funcionar é preciso contar com uma equipe profissional. Entre em contato, vamos conversar!