Ao reformular um site, o resultado pode ser positivo ou negativo.
O redesign pode ajudar a melhorar a experiência geral da página (que geralmente é o objetivo principal em primeiro lugar). Uma melhor experiência de página pode ajudar a aumentar o envolvimento do visitante e, portanto, também a taxa de conversão.
Mas uma reformulação também pode colocar seu tráfego em risco. Tudo depende de como você faz isso.
Com isso em mente reunimos as diretrizes de SEO mais importantes para você que esta pensando em dar uma cara nova ao seu site.
Analise o desempenho atual do seu site
Em primeiro lugar, você precisa ter uma visão geral de como está o desempenho do seu site hoje - e aqui você pode ver todas as métricas possíveis.
Analise seu tráfego e como as pessoas realmente usam seu site. Analise a jornada de um usuário e como ele interage com seu site. Para isso, um mapa de calor (heatmap) pode fornecer os dados de que você precisa, que darão uma indicação do que funciona e o que precisa ser melhorado.
Além disso, você pode observar a taxa de rejeição e o tempo no site. A partir daqui, você poderá ver visitantes únicos e a quantidade de vendas que as páginas de destino geram.
Algo que lhe dará uma visão geral do desempenho de uma visão holística. Isso é importante porque você notará rapidamente que algumas páginas oferecem alto valor e alto risco de reformulação, enquanto outras podem ser excluídas devido a baixa relevância.
Quais são os objetivos do seu site para SEO?
Quando você tiver uma ideia do desempenho geral de seu site, é hora de definir seus objetivos com o novo design.
Você precisa se perguntar qual é o objetivo principal da reformulação quais são os submetas e como deseja melhorar.
Alguns objetivos de SEO podem incluir:
Para seu próprio bem, torne os objetivos alcançáveis com metas realistas.
Siga as etapas do modelo SMART e seja específico, mensurável, alcançável, relevante e com limite de tempo.
Otimize o conteúdo existente e o alcance
Se você focar seus objetivos em um melhor desempenho de SEO, deve otimizar todo o conteúdo existente (e novo) com base na análise de palavras-chave e na intenção de pesquisa.
É importante ter um conteúdo amigável com base nas palavras-chave mais importantes. Aqui, você pode usar as informações de desempenho do site (do mapa de calor) para ver onde precisa melhorar.
Lembre-se de otimizar seus títulos, cabeçalhos, meta descrições, URLs, imagens e, claro, o conteúdo principal.
Além disso, se você busca um melhor desempenho de SEO o on-page não é o único fator para você. Você também precisa configurar uma campanha de divulgação eficaz com base nas regras do "triângulo do link building"
Nesse sentido, você busca links e referências de sites que seguem o seguinte:
Você pode criar relacionamentos novos e aproveitar os já existentes. A questão é que o linkbuilding funciona de forma muito semelhante ao que as relações públicas faziam nos velhos tempos - construindo relações comerciais fortes com outros sites. Mantenha-os atualizados, mantenha-os informados e entre em contato sempre que for relevante.
Execute uma auditoria e configure redirecionamentos
Esta é uma das partes mais importantes para manter ou aumentar o valor de SEO.
Execute uma auditoria de todo o seu conteúdo. Aqui, você encontrará conteúdo de baixo valor e conteúdo que esgota seu orçamento devido a baixa performance. Pode não valer a pena atualizá-los - portanto, você deve remover ou redirecionar essas páginas.
Se os sites tiverem backlinks externos ou internos apontando para eles, você deve redirecionar e não remover. A remoção desses sites criaria links 404 corrompidos e isso não é bom para o seu desempenho técnico.
Mas se você optar por alterar a estrutura do URL, é muito importante fazer redirecionamentos. Isso poderia ser se você tivesse muitos sites http que precisavam de uma mudança para https. Ou mudando de um “www.” estrutura para um sem. Então um redirecionamento seria necessário para manter rankings importantes e evitar links quebrados.
É muito importante que você se lembre dessas diretrizes se ainda quiser que os rastreadores do mecanismo de pesquisa encontrem seu conteúdo após a reformulação.
Atualize a estrutura do seu site e teste de divisão
Depois de atualizar e otimizar seu conteúdo, é hora de se concentrar na estrutura geral do site. Atualize a estrutura do seu site para tornar mais fácil para os usuários e rastreadores entenderem o seu site.
Isso inclui otimizar o cabeçalho e o rodapé com as páginas mais importantes, como produtos / serviços, página sobre nós, blog, contato e política de privacidade.
A estrutura ajudará as pessoas a entender as relações entre as páginas e o que é importante em termos de otimização de mecanismo de pesquisa.
Concentre-se na experiência geral do usuário e também leve em consideração a velocidade de carregamento das páginas.
A experiência da página está se tornando ainda mais importante para os mecanismos de pesquisa. O Google até criou um novo relatório no Google Search Console com o nome "relatório Core Web Vitals". O relatório enfoca a experiência da página e como otimizá-la.
Dica: se possível, você pode fazer o teste de divisão ao otimizar a estrutura para ver qual estrutura do site tem o melhor desempenho.
Atualize o mapa do site
Quando o novo site estiver instalado e funcionando, você terá que atualizar e enviar o seu sitemap para o Google. O mapa do site é a planta baixa do seu site e lista todos os seus URLs importantes para que mecanismos de pesquisa como o Google entendam as páginas importantes.
Atualizar o mapa do site junto com as outras etapas de redesenho ajuda o Google e seus usuários a entender seu novo site imediatamente - e você garante que o novo design funcione para todos.
Conclusão
SEO não é algo que você faz apenas uma vez e pronto. É dinâmico e precisa ser alimentando todos os dias. Portanto, você arrisca vários meses ou anos de trabalho se fizer uma reformulação às cegas.
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