A complexidade do ranqueamento SEO após o vazamento da API do Google

A complexidade do ranqueamento SEO após o vazamento da API do Google

A complexidade do ranqueamento SEO após o vazamento da API do Google

Após o alvoroço gerado pelo vazamento da documentação da API de ranqueamento do Google é hora de analisar com mais objetividade as implicações destes dados em nosso cotidiano de SEO.

O conteúdo dos documentos vazados não contém a receita secreta do algoritmo. São listas de chamadas de API que podem recuperar informações específicas dos dados que o Google rastreia e armazena. Isso quer dizer que a coleta das informações não implica a utilização destas. 

Os documentos vazados revelam chamadas de API para um data warehouse, e não insights diretos sobre a mecânica operacional do algoritmo. O fato de os dados estarem sendo rastreados e armazenados não significa que sejam usados ​​ativamente para classificação, mas que podem vir a ser utilizados.

Os dados revelados confirmam que o Google mantém uma espécie de “registro permanente” do desempenho e dos dados de uso de um site. Isso ressalta a importância de manter práticas de SEO consistentes e de qualidade ao longo da vida de um domínio.

Utilização potencial de dados

Dados de fontes como o Chrome, velocidade de rastreamento e interação do usuário destacam a amplitude da coleta de dados do Google, que pode influenciar ou ser usada em futuras atualizações de algoritmos.

Menções sem links e dados de cliques: o armazenamento de dados de cliques e menções sem links sugere um escopo mais amplo de interesse em métricas que muitos acreditavam não estarem sendo rastreadas ou usadas no algoritmo. Qualquer um ou todos eles podem ser testados ou integrados em fatores de classificação a qualquer momento, ou podem ser usados ​​atualmente.

Conclusão

Tudo é potencialmente registrado, portanto, envolva-se em práticas de SEO com a consciência de que qualquer comportamento “trapaça” não apenas corre o risco de penalidades, mas também pode impactar a reputação e o desempenho do seu site a longo prazo.

Otimize todos os aspectos do desempenho do seu site, desde a velocidade até o envolvimento do usuário, não apenas para obter benefícios atuais, mas para se preparar para o futuro contra possíveis atualizações de algoritmos que possam usar alguns dos outros dados que estão sendo registrados e armazenados.

Este é um lembrete da natureza complexa, evolutiva/mutante do SEO e que basicamente não existe receita pronta para um bom ranqueamento nos resultados de pesquisa do Google.


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