A CIMED ignorou os médicos e a briga por preço e acabou virando uma das maiores farmacêuticas do país. Enquanto as concorrentes se escondiam atrás de jalecos brancos, ela foi parar no BBB e na camisa da seleção brasileira.
Vamos analisar a estratégia por trás do crescimento do sucesso da CIMED
A indústria farmacêutica é extremamente regulada, técnica e com margens espremidas. Quase todo mundo compete por preço e quase ninguém se comunica com o consumidor final. A CIMED entendeu isso cedo e decidiu fazer diferente.
Enquanto os concorrentes investiam em lobby, amostras e médicos. A CIMED apostou em branding e mídia de massa. Ela virou uma farmacêutica que se comporta como marca de consumo.
Não é atoa que você encontra a CIMED em tudo: Futebol, BBB, Stock Car, influenciadores. Não importa onde você olhe, a marca está presente. E ela não faz isso pra vender um remédio. Mas pra ser lembrada na hora que ele for necessário.
Só que não adianta aparecer e sumir da prateleira. Por isso a CIMED decidiu virar referência em distribuição. Possui 13 centros próprios e mais de 700 mil pontos de venda atendidos. O foco é ser tão acessível quanto água.Hoje, o produto chega em qualquer canto do Brasil rapidamente e com baixo custo
A marca não briga pra lançar remédios novos. Ela foca em produtos de giro rápido, genéricos e populares. O segredo? Escala, logística e recall de marca. Você não precisa ser inovador. Precisa ser o mais comprado.
Farmácias querem produtos que vendem. Consumidores compram o que conhecem. E a CIMED aparece o tempo todo. Resultado? Ela cresce sem precisar brigar por preço.
Mas nada disso funcionaria se a marca não for lembrada. A CIMED entendeu que o consumidor só compra o que reconhece. E pra ser reconhecido, você precisa ser visto várias vezes.
É aqui que entra a frequência. Enquanto muitos usam tráfego só pra converter, a CIMED usa a produção de conteúdo pra construir memória. Ela sabe que o consumidor não compra apenas o melhor. Compra o mais familiar.
Frequência é o número de vezes que a pessoa vê sua marca ou anúncio. Um estudo do Facebook (Meta) com mais de 1.000 campanhas mostrou: campanhas com frequência de 1x por semana geram baixa lembrança de marca Quando a frequência sobe para 2x ou 3x, o aumento de recall e consideração é exponencial. Ou seja: Quanto mais você aparece, mais seu público lembra e compra de você.
O erro de muita empresa? Achar que tráfego pago é só pra conversão. Mas antes de vender, você precisa existir na mente do cliente. Por isso a CIMED aparece o tempo todo. Não pra empurrar um genérico novo. Mas pra ocupar o espaço mental antes mesmo da dor aparecer.
As estratégias e ferramentas digitais são o motor que você precisa. Para funcionar é preciso contar com uma equipe profissional. Entre em contato, vamos conversar!